1- Política, Planejamento, Gestão e Atenção à Saúde: 

 

Integra o conjunto de conhecimentos envolvidos na análise da formulação, implementação, monitoramento e avaliação das políticas de saúde e da organização dos sistemas e serviços de saúde, com vistas à mudança do modelo de atenção à saúde. Além disso, busca contribuir para o desenvolvimento de estudos acerca das práticas de gestão participativa que envolvam os gestores, os trabalhadores e a população.

 

 

2- Saúde, Cultura e Cidadania: 

 

Busca investigar os determinantes e condicionantes socioeconômicos, culturais e políticos que abalizam o processo saúde-doença, na confluência das abordagens históricas, sociológicas, políticas e antropológicas, para produzir conhecimentos na perspectiva da promoção integral da saúde e do desenvolvimento da cidadania. Aborda a saúde e a doença como fenômenos que também devem ser analisados sob a perspectiva social observando seus marcados, como classe, etnia, raça, gênero, sexualidades, deficiências, buscando a inclusão, ampliação do acesso e da cidadania.

 

 

3- Epidemiologia, Ambiente e Trabalho: 

 

Tem a finalidade de desenvolver estudos voltados para a análise da frequência e distribuição dos fenômenos relativos ao processo saúde-doença, bem como de seus fatores associados e processos de inferência causal que qualifiquem a evidência para tomada de decisão em saúde pública. Dedica-se também à análise da psicodinâmica dos processos de trabalho do sistema produtivo. Focaliza a vigilância à saúde como função de Estado e como maior campo de aplicação do arsenal metodológico da Epidemiologia, da Bioestatística e da Demografia.

 

 

4- Formação e Desenvolvimento Profissional em Sistemas e Serviços em Saúde:

 

Estuda a construção de saberes interdisciplinares sobre a formação dos profissionais dos cursos da saúde mediante a análise dos projetos pedagógicos, das mudanças curriculares e dos percursos formativos e educação permanente em saúde com ênfase nos cenários de prática e integração do ensino-serviço-comunidade. Realiza estudos sobre monitoramento e avaliação de mudanças curriculares e inovações pedagógicas, incluindo ambientes virtuais, mídias sociais e tecnologias da informação. Investiga implementação de ações de promoção da equidade na formação; perfis profissionais em saúde (docente, discente e profissional); práticas pedagógicas em serviços; educação e trabalho interprofissional para o desenvolvimento de sistemas e serviços.